Plano Mestre de Produção Otimizado em Excel

Plano Mestre de Produção Otimizado em Excel

Situação

Todos os meses as indústrias precisam planejar o que será produzido e estocado semanalmente tendo em vista a disponibilidade de matérias-prima, mão-de-obra (inclusive horas-extras), máquinas, dentre outros.

Problema

O desafio é elaborar um planejamento no qual os custos totais são minimizados definindo o que precisa ser produzido e estocado a cada semana de modo a atender a previsão de demanda e, ao mesmo tempo, evitar que o plano gerado tenha uma necessidade de recursos (matéria-prima, mão-de-obra, etc…) maior do que a disponível naquele período.

Este problema é relativamente simples, mas bastante trabalhoso. Mesmo sem ferramentas avançadas tecnologicamente é possível definir um plano razoável através de “tentativa-e-erro”. O que realmente é difícil é escolher dentre todos os planos possíveis aquele que tenha o menor custo para a empresa. Normalmente essa decisão precisa ser tomada rapidamente pois todos na organização (compras, RH, vendas, etc) necessitam usar essas informações para tomada de decisão. Bem complicado, certo?

Solução

Imagine uma ferramenta capaz de criar esse planejamento com apenas um clique, reduzindo o tempo desperdiçado com a “tentativa-e-erro” e garantindo matematicamente uma decisão de menor custo para o negócio.

Veja como funciona:

Impactos

Como você se sentiria se seu planejamento fosse feito com uma ferramenta desse tipo? A boa notícia é que você pode ter gratuitamente esse arquivo. Baixe agora esse conteúdo exclusivo da Solverus e comece a usufruir dos benefícios de ter um plano mestre otimizado. ATENÇÃO, caso a ferramenta apresentada no vídeo em Excel não seja adequado para a sua organização, agende uma consultoria online.

2 thoughts on “Plano Mestre de Produção Otimizado em Excel”

shares