Plano de Corte em Excel: Como fazer?

Plano de Corte em Excel: Como fazer?

Situação

Todos os dias indústrias dos mais variados segmentos precisam planejar o corte de matérias-primas. Essa atividade é comum a grandes empresas, mas também empresas menores com apenas alguns projetos em carteira. As barras, tubos, perfis, etc. são comprados usualmente em varas de 6 metros. Assim, para fazer um projeto, ou um conjunto, é necessário cortar as peças a partir destas varas. Caso tenhamos a necessidade de cortar 3 peças de 2 metros cada, o problema estaria facilmente solucionado já que não existiria perda para esse caso.

Problema

No entanto, na prática são necessárias peças de diversos tamanhos, de perfis diferentes e, comumente existem sobras de outros cortes com tamanho diferente de 6 metros. Temos assim um problema combinatório que pode ser resolvido em um processo de tentativa-e-erro e demorar muitas horas para ser resolvido, ou, através do uso de tecnologia, passar essa tarefa tediosa para que o computador encontre a melhor solução.

Solução

Para aproveitar os retalhos e gerar um plano de corte capaz de reduzir a necessidade de compra da sua empresa e conseguentemente aumentar o lucro ou oferecer condições para sua empresa gerar um orçamento mais competitivo é é necessário usar um plano de corte otimizado.

Veja como funciona:

Próximos Passos

Como você se sentiria se seu planejamento de corte fosse feita com uma ferramenta desse tipo? A boa a notícia é que você pode ter gratuitamente esse arquivo. Baixe agora esse conteúdo exclusivo da Solverus e comece a usufruir dos benefícios de ter um plano de corte otimizado.

ATENÇÃO, caso a ferramenta apresentada no vídeo não seja adequada para a sua organização, seja pelo volume de dados ou pelo nível dos tecnológico dos seus concorrentes, agende uma consultoria online, podemos criar modelos de previsão de demanda baseados em tecnologias inovadoras como o aprendizado de máquina.