Maturidade em Gestão de Operações

Maturidade em Gestão de Operações

Diagnóstico

Baseado na pesquisa de maturidade de gerenciamento de projetos, criamos a maturidade em gestão de operações. O diagnóstico de maturidade tem a função de avaliar a empresa com relação as melhores práticas da gestão de operações. O objetivo deste instrumento é orientar os gestores definindo um roteiro que conduzirá organização ao desenvolvimento em gestão de operações e que irão invariavelmente proporcionar um aumento significativo da produtividade.

Ao final da aplicação do diagnóstico será conhecido o nível de maturidade que vai de 1 a 5, sendo 1 o menor nível de maturidade e 5 o maior nível. A seguir iremos caracterizar os cinco estágios de maturidade:

  1. Inicial;
  2. Conhecido;
  3. Padronizado;
  4. Gerenciado; e
  5. Otimizado.

Níveis de maturidade

Inicial

Neste estágio a organização desconhece o potencial das melhores práticas em gestão de operações. Apesar de existir algumas pessoas dentro da organização que já tiveram algum contato com o conteúdo, ou até mesmo que trabalharam em empresas mais maduras, o conhecimento é fragmentado e incompleto, o que dificulta uma maior abertura para a adoção das melhores práticas dentro da organização.

Conhecido

Toda organização já conhece os principais conceitos e já sabe os próximos passos que devem ser tomados na direção do aumento da maturidade em gestão de operações. Conceitos básicos do lean manufacturing e o planejamento de operações ágil são amplamente divulgados e iniciativas neste sentido já foram realizadas a mais de 1 ano. Novos hábitos foram incluídos na rotina dos colaboradores, mas ainda são necessárias cobranças internas e auditorias para incentivar a continuidade desta rotina.

Padronizado

Neste estágio de desenvolvimento, a empresa, há mais de 1 ano, não vive mais os “vôos de galinha”. Ela passou por um projeto de melhoria de processos e agora possui todos os processos e procedimentos críticos formalizados e estes estão disponíveis nos postos de trabalho. Para promover a aderência das práticas atuais aos padrões, existe uma rotina de verificação da execução das tarefas que foram padronizadas. Além disso, já foi implantado, junto ao departamento de recursos humanos, um programa de certificação dos colaboradores, que inclui o pessoal do planejamento de operações, associando a cada função aos procedimentos críticos. A solução de problemas operacionais normalmente passa por atualizações pontuais no sistema de padronização.

Gerenciado

Há mais de 1 ano, a empresa já trabalha com metas que têm o potencial de gerar resultados exponenciais para o negócio. A empresa passou por um projeto de aceleração dos resultados. Atualmente, as metas são acompanhadas semanalmente pelos gestores e mensalmente pela direção da empresa. Este acompanhamento inclui a análise de dados e a realização de reuniões para elaboração de planos de ação, além do acompanhamento do andamento das ações propostas previamente. As soluções encontradas são padronizadas ou automatizadas.

Otimizado

Há mais de 1 ano, a empresa levanta todas as decisões críticas que precisam ser tomadas e estas decisões entram em um pipeline de projetos. Neste, são priorizadas iniciativas em função de dois critérios principais: o impacto financeiro da solução e a complexidade da implementação do sistema de suporte à decisão, geralmente baseado em inteligência artificial. Veja o exemplo do MP Solverus.

E a sua empresa? Qual o grau de maturidade?

Você consegue ver a sua empresa em qual dos 5 níveis? Nos projetos que realizamos aqui na Solverus, independente do nível de maturidade, os ganhos costumam ser bastante expressivos. Caso a sua organização necessite de ajuda para desenvolver a gestão de operações, saiba que nós estamos disponíveis para auxiliá-los. Temos consultores associados distribuídos geograficamente em Minas Gerais, além de possuirmos os instrumentos necessários para a realização de projetos remotos em todo mundo.