Método para obter resultados exponenciais

Método para obter resultados exponenciais

O que é o método? Do grego “meta” + “odos”, que significa “caminho para a meta”, legal né? Basicamente, vamos usar o método para alcançar metas exponenciais. Atenção, estas metas não são metas estratégicas, ou financeiras, como usualmente é feito na maioria das empresas. Vamos trabalhar com metas operacionais especiais capazes de transformar o resultado exponencialmente.

Metas Exponenciais

Vamos ao exemplo para esclarecer a lógica por traz das metas exponenciais. Imagine que o objetivo estratégico é o faturamento. Imagine uma empresa trabalha com a lógica do funil de vendas, controla as vendas perdidas, valor médio das compras. Assim, o faturamento pode ser descrito como um conjunto de multiplicações. Número de clientes que entram no site, vezes o percentual de clientes que são convertidos nas landing pages, vezes o percentual de clientes que entram em contato pelo site, vezes o percentual de clientes que aceitam a proposta, vezes o valor médio da compra.  Essa multiplicação de 5 fatores dá o faturamento, certo? Observe que, caso tenhamos uma melhoria de 10% em cada um desses fatores o faturamento aumentará mais de 61%! Isso é a exponencial trabalhando para nosso negócio.

Imagine fazer isso com cada linha de resultado, custos industriais, despesas administrativas, despesas comerciais etc. O resultado potencial pode deixá-lo incrédulo, você deve pensar, “isso é só teoria”. Na verdade, na primeira aplicação deste método, meu cliente, em menos de 1 ano, dobrou de tamanho. Foi incrível fiquei realmente abismado como o potencial de transformação. Até hoje fico que choque quando penso no que aconteceu.

Uma outra argumentação muito comum é a da dificuldade de melhorar indicadores tão difíceis. Sem dúvida, isso é bastante difícil! Reduzir em 10%, por exemplo, o percentual que representa o custo do frete rodoviário em relação ao faturamento pode ser bastante desafiador. Por isso, precisamos de um método de solução de problemas que seja confiável e com resultados comprovados, o PDCA.

Muito além do PDCA

O método PDCA é basicamente uma simplificação do método científico, P significa planejar, D fazer (do inglês Do), C controlar e A atuar corretivamente ou padronizar, caso tenha obtido sucesso. Esse método aparentemente simples é a chave para a solução de muitos problemas complexos. Existe uma versão em 8 passos que é inclusive um treinamento que a Solverus oferece como brinde para os clientes de consultoria. Este treinamento é conhecido em alguns lugares como, Gestão para Resultados. Ele é fundamental para capacitar os gestores da empresa para que eles mesmos possam construir seus próprios planos de ação.

Atualmente, dado o avanço tecnológico da indústria 4.0, a elaboração de alguns planos pode exigir a participação de especialistas em certas tecnologias. Por exemplo, para resolver o problema de custo logístico, talvez uma nova rede logística precise ser projetada. Para criar este tipo de arranjo, muitas vezes não basta o conhecimento em logística empresarial, profissionais especialistas em tributação, estatística, inteligência artificial podem juntos auxiliar empresas a estabelecer uma nova rede logística mais eficiente.

Padronização, ou automação, para perenizar o resultado

Uma vez testada a solução e obtido o aceite, precisamos garantir que o fruto do investimento na nova tecnologia não seja perdido. Padronização e automação têm papel fundamental neste momento. As melhorias devem ser incluídas no sistema de gestão da qualidade da empresa, e as tecnologias associadas à inovação integrada as tecnologias existentes.

Conclusão

Talvez o maior benefício do método apresentando aqui seja o de definir os grandes problemas de forma clara no nível operacional. A dificuldade de atuar nessas metas exige profissionais extremamente qualificados em várias áreas do conhecimento. Como isso não está disponível para a maioria das pequenas e médias indústrias, é necessário contratar temporariamente para solução de problemas específicos até que o conhecimento seja adquirido pela empresa e perenizado na organização através da padronizado.