Pós-pandemia: Urgência do reprojeto da rede logística

Pós-pandemia: Urgência do reprojeto da rede logística

Alinhamento de conceitos

Primeiro é necessário nivelar o conceito de logística, uma vez que a visão estreita da logística, como ligada apenas ao transporte, limitaria as estratégias possíveis. Existe um ditado que diz: “Você é o que você faz”. Nesse sentido, define-se a logística em função de sua missão nas organizações.

A missão da logística é dispor serviços ou mercadorias certas, no local e tempo corretos e na condição desejada pelo cliente, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento do negócio ao qual ela está inserida.

Dentro do contexto empresarial, ou seja, da logística empresarial, o foco é dado as atividades de suprimento (à montante) e distribuição física (à jusante) . Conhecida popularmente como gestão da cadeia de suprimentos, a logística empresarial deve-se se ocupar tanto do canal direto, que vai da origem das matérias-primas até o consumo, quanto do canal reverso, que vai desde a localização atual do produto até o seu descarte final.

Os custos relacionados ao suprimento e distribuição físicos são relevantes. Há estudos, pré-pandemia, que já mostravam que eles podiam superar 10% do produto interno bruto (PIB) no caso dos EUA, apesar deste país possuir uma matriz de transportes mais equilibrada que a brasileira. De maneira geral, é esperado que o custo possa ser significativamente acrescido dada a tendência recente de intensificação do comércio global, no pós-pandemia, e o aumento das vendas diretas ao consumidor final impulsionada pela explosão das vendas online.

Reprojeto da rede logística

Do ponto de vista financeiro das empresas, o objetivo da função logística é de maximizar anualmente a relação da receita devida ao nível de serviço prestado ao cliente descontando-se os custos operacionais do sistema logístico sobre o investimento anualizado, que será necessário para manter este sistema em funcionamento. Para um cálculo mais preciso, será necessário considerar o valor do dinheiro no tempo, principalmente nos tempos atuais de inflação global que estamos vivendo.

A estratégia logística consiste em melhorar a eficiência logística, considerando a equação descrita no parágrafo anterior, é necessário projetar um novo sistema logístico. A estratégia consiste em atuar na redução de custo e do uso do capital e, ao mesmo tempo, na melhoria do nível de serviço. Além do balanceamento dos elos da cadeia de suprimentos, será necessário avaliar vários aspectos do sistema.

Um dos primeiros passos para um projeto deste tipo de sistema é a representação na forma de grafo, uma rede modelada por nós e arcos. Nessa rede, os arcos representam a movimentação de materiais e informações, já os nós podem ser pontos de venda, centros de distribuição, fábricas, portos, aeroportos, transbordos, dentre outros. Saber como representar graficamente esta rede pode ser o início da solução deste problema tão complexo. O próximo passo é ter clareza das decisões que precisam ser tomadas.

As decisões inerentemente interconectadas devem ser tomadas simultaneamente em um projeto de rede, isso é o que torna o problema tão difícil. Por exemplo, é preciso escolher o modal de transporte ou uma combinação deles. Só nesta decisão, além das características de cada modal, deve-se considerar o custo de estocagem de produtos em trânsito, os valores associados às tarifas e a distância a ser percorrida no arco em questão. O ferroviário, por exemplo, apesar de ser considerado um dos mais baratos, tem elevado custo de oportunidade, uma vez que a movimentação da carga em geral é lenta. Outra decisão importante, e simultânea como era de se esperar, é a escolha do nível de serviço, que deve equilibrar o custo com vendas perdidas e o custo de manter um sistema logístico que seja capaz de servir o cliente o mais prontamente possível. Existe uma série de outras decisões que precisam ser tomadas, para resumir, pode-se agrupar estas decisões em 4 grandes grupos: decisões relacionadas aos estoques, ao transporte, à localização e ao nível de serviço.

O que fazer no curto prazo?

A construção de modelos matemáticos e computacionais para o desenvolvimento de uma boa rede logística é usualmente uma alternativa interessante já que ela é capaz de lidar com decisões combinatórias. Entretanto, existem soluções criativas que podem auxiliar significativamente como, por exemplo, a consolidação de cargas variadas para um destino que em geral tem baixo volume. Outra opção interessante para aumentar o nível de serviço a um custo baixo é o agrupamento de produtos e a finalização apenas quando um pedido firme é colocado pela área comercial. Nesse último caso, pode-se usar estratégias como etiquetar, embalar, montar ou até mesmo fabricar logo após a colocação do pedido no sistema. Em geral esse tipo de estratégia resulta num custo logístico relativamente baixo ao mesmo tempo que aumenta o nível de serviço ao cliente.

Considerações finais

O pós-pandemia aponta para um estrangulamento das cadeias de suprimentos, verificada através do aumento crescentes dos custos logísticos. A emergência da revisão do projeto de rede é incontornável. É necessário tomar decisões imediatas para manter as atuais posições de mercado ou para surpreender a concorrência através de uma implantação rápida deste novo desenho de rede.