Redução de Erros Operacionais

Redução de Erros Operacionais

  • Cliente: Aluguel de Materiais para Festas
  • Início: 2 de fevereiro de 2013
  • Setor: Serviços
  • Fim: 9 de agosto de 2013

Empresa de aluguel de matérias para festas teve redução de 82% dos erros de processo em apenas 2 meses com projeto de consultoria.

Antes do Projeto

A empresa passou por uma expansão da sua estrutura. Ela passou a contar com um Show Room e com um CD de aproximadamente 1.400 m2 e com mais de 3 mil itens que podem ser alugados para eventos. No entanto, o crescimento rápido trouxe um aumento significativo na complexidade da gestão do negócio que não veio acompanhada, na mesma proporção, do retorno financeiro esperado.

Durante o Projeto

Os resultados não teriam acontecido se não fosse pela força da liderança, o conhecimento e experiência dos funcionários e a metodologia implementada pela Solverus. Dentro do contexto dessa metodologia, as principais ações executadas pela Solverus foram:

  • Treinamento na metodologia de gestão para resultados
  • Identificação de ganhos rápidos
  • Redesenho de processos
  • Identificação de tarefas críticas
  • Definição dos indicadores de desempenho
  • Elaboração do plano de implementação do processo
  • Orientação para gestão visual, padronização, reunião de resultado, rota do supervisor e plano de treinamento operacional
  • Templates e check lists para suportar o novo processo redesenhado
  • Relatórios gerenciais padronizados
  • Plano de auditorias

Depois do Projeto

Retornos tangíveis verificados contabilmente e intangíveis, como percepção de organização e melhoria da maturidade de gestão, foram sentidos por todos da empresa. Notadamente, os resultados mais comemorados foram:

  • Identificação de 52 ideias de melhoria de processo
  • Elaboração de um plano de implementação com mais de 59 ações
  • Identificação de itens disponíveis para locação que não geravam resultados financeiros significativos, aproximadamente 1300 itens que podem agora ser vendidos, reduzindo assim a necessidade de capital de giro
  • Desenvolvimento de 5 ferramentas, contemplando a gestão de quebras, fila do noturno, follow-up de orçamentos, almoxarifado e gestão de planos de ação, sendo que a ferramenta de gestão de almoxarifado otimiza a compra de materiais de consumo
  • Redução de 82% dos problemas de processo em um período de apenas 2 meses

Detalhes do serviço realizado