Pesquisa Operacional

Inteligência artificial a serviço do seu negócio

Benefícios

Os benefícios tangíveis da Pesquisa Operacional estão no aumento de produtividade que refletem em indicadores financeiros, como o lucro operacional. Dentre os benefícios intangíveis estão a racionalização matemática que é capaz de aumentar a reputação da empresa no mercado quanto a assertividade sistemática das decisões operacionais e a adoção de tecnologias ligadas à indústria 4.0, comercialmente conhecida com Business Analytics. Na prática …

Nosso record em retorno do investimento para projetos dessa natureza está no aumento de 20% da produção sem a aquisição de novas máquinas e equipamentos, isso tudo em menos de 4 meses em uma indústria do setor metalmecânico.

Conhecimento utilizado para alcançar esses resultados

O renascimento da indústria, a partir da adoção de tecnologias 4.0, aliado aos efeitos gerados pela pandemia do COVID-19, como a inflação dos custos de produção, faz com que seja necessária uma reestruturação dos processos. É nesse ambiente que oferecemos assistência às empresas clientes no desenvolvimento de sistemas de suporte à decisão através de aplicação de métodos quantitativos. Na aplicação desses métodos vamos além da análise direta de dados históricos. Esses poderosos métodos são capazes de prever resultados futuros (análise preditiva) e de criar, sem interação humana significativa, planos operacionais eficientes a partir de conceitos ligados a inteligência artificial (análise prescritiva).

O conhecimento e as práticas utilizados nesse tipo de projeto, usualmente abordados em disciplinas da engenharia de produção, ajudam a empresa a racionalizar o processo de tomada de decisão reduzindo a influência da ineficiência de nós seres humanos para a escolha da melhor decisão quando a quantidade de alternativas passa da casa dos milhões de oportunidades. O conteúdo abordado nesses projetos são:

  1. Teoria dos grafos, jogos e filas
  2. Modelagem matemática (programação linear, inteira, inteira-mista, estocástica e dinâmica)
  3. Métodos heurísticos (redes neurais, machine learning, tabu search, dentre outros)
  4. Simulação de Monte Carlo
  5. Séries temporais para previsão de demanda
  6. Outros métodos quantitativos aplicados a tomada de decisões baseados em inteligência artificial

Exemplo de Aplicação

Como funciona

Basicamente, os projetos são divididos em entregas. A duração de cada uma delas depende da complexidade do processo produtivo. Em geral, as etapas são as seguintes:

  1. Plano de projeto
  2. Seleção da tomada de decisão crítica
  3. Definição do modelo
  4. Construção do modelo matemático
  5. Solução do modelo
  6. Validação do modelo
  7. Implementação dos resultados
  8. Avaliação final
  9. Transferência de conhecimento
  10. Relatório de encerramento

Não perda a oportunidade de colocar sua empresa na indústria 4.0, saia na frente da sua concorrência. Agende AGORA uma avaliação técnica sem custo com um de nossos engenheiros.

Agende uma consultoria online