Engenharia de Operações

Sua empresa mais perto da produtividade americana

Benefícios

Os benefícios tangíveis da engenharia de operações e logística estão no aumento de produtividade que refletem em indicadores financeiros, como o lucro operacional. Dentre os benefícios intangíveis estão o aumento da reputação da empresa no mercado quanto a consistência nas entregas, tanto na assertividade e quantidade quanto no cumprimento dos prazos acordados. Na prática …

Nosso record em retorno do investimento para projetos dessa natureza está em 1:12 ou seja, a cada real investido pelo cliente o retorno em termos de redução de custo foi de 12 reais, isso tudo em menos de 3 meses em indústria do segmento eletrônico.

Conhecimento utilizado para alcançar esses resultados

O renascimento da indústria, a partir da adoção de tecnologias 4.0, aliado aos efeitos gerados pela pandemia do COVID-19, como a inflação dos custos de produção, faz com que seja necessária uma reestruturação dos processos. É nesse ambiente que oferecemos assistência às empresas clientes em projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. Nesse contexto, abordamos as técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes.

O conhecimento e as práticas utilizados nesse tipo de projeto, usualmente abordados em disciplinas da engenharia de produção, ajudam a empresa funcionar de maneira mais simples, produtiva e como o menor nível de burocracia possível. O conteúdo abordado nesses projetos são:

  1. Planejamento logístico (estoques, armazenagem e transporte)
  2. Planejamento da distribuição de produtos
  3. Projeto de fábrica
  4. Gestão da produção (atráves de indicadores clássicos como: lead time, OEE, dentre outros)
  5. Planejamento da produção (S&OP, plano mestre de produção , MRP e sequenciamento)
  6. Gestão de estoques (cálculo de parâmentros como: estoque de segurança e ponto de pedido)
  7. Tempos e movimentos (Engenharia de Métodos)

Como funciona

Basicamente, os projetos são divididos em entregas. A duração de cada uma delas depende da complexidade do processo produtivo. Em geral, as etapas são as seguintes:

  1. Plano de projeto
  2. Estabelecimento de metas
  3. Análise de dados
  4. Planejamento para melhoria
  5. Acompanhamento da execução
  6. Transferência de conhecimento
  7. Relatório de encerramento

Não perda a oportunidade de colocar sua empresa em outro patamar de resultados, saia na frente da sua concorrência. Agende AGORA uma avaliação técnica sem custo com um de nossos engenheiros.

Agende uma consultoria online