Engenharia de Sistemas Produtivos

Sua empresa mais perto da produtividade alemã

As mudanças constantes que estamos vivendo em termos de tecnologias além de eventos inesperados como o COVID-19 fazem com que seja necessário uma revisão mais frequente dos nossos processos de negócio incluindo, ou intensificando o uso de práticas como o trabalho remoto. É nesse ambiente que oferecemos suporte as empresas na revisão, formalização e digitalização de seus processos de negócio através da implementação de práticas de gestão, do portal do conhecimento (web) e de ferramentas de controle de processo via quadro kamban como o trello, por exemplo. Esse conjunto de ferramentas reúne todas as práticas de gestão, políticas, padrões e metas operacionais necessários para sua empresa funcionar de maneira mais simples, produtiva e como o menor nível de burocracia possível.

Como funciona

Basicamente, os projetos são divididos em entregas. A duração de cada uma delas depende da complexidade do negócio, mas em geral cada entrega leva entre 1 a 3 semanas para ser concluída.

  1. Plano de projeto
  2. Value Stream Mapping
  3. Árvore de falha das células
  4. Levantamento de dados
  5. Análise de Pareto
  6. Planos de ação das células
  7. Diagrama de Interface de Sistema
  8. Desenho as-is
  9. Revisão do as-is
  10. Desenho to-be
  11. Elaboração de POPs e templates
  12. Portal do conhecimento
  13. Revisão do organograma
  14. Padrões do ritual de gestão
  15. Acompanhamento do lead time
  16. Transferência de conhecimento
  17. Relatório de encerramento

Na Engª de Sistemas Produtivos o papel da Solverus é fazer a gestão do projeto e:

  1. Formalizar esquematicamente em meio digital os processos de negócio identificando oportunidades:
    • na redução dos tempos de entrega;
    • desperdícios no processo como um todo e em cada célula de produção;
    • nas interfaces com áreas externas ao processo produtivo;
    • na simplificação dos processos operacionais;
    • para estabilização de resultados na padronização de tarefas críticas; e
    • na otimização da estrutura organizacional.
  2. Analisar dados e atuar como facilitador na elaboração dos planos de ação das oportunidade identificadas
  3. Atuar como facilitador nas reuniões de resultado e garantir o funcionamento dos ciclos de gestão dos planos de ação e metas para garantir  que os resultados sejam alcançados

O papel do cliente é liderar o processo de transformação da organização e fornecer os conhecimentos específicos necessários para adaptar a metodologia a realidade no negócio.

Benefícios

Os benefícios tangíveis da engª de sistemas produtivos estão localizados no aumento de produtividade que refletem em indicadores financeiros como o lucro operacional. O retorno do investimento associado a esses projetos deve ficar na relação de 10 para 1, ou seja:

Para cada real investido no projeto de consultoria o retorno deve ser de 10 reais.

Dentre os benefícios intangíveis estão a simplificação de processos, a implementação de novas práticas de gestão e a melhoria da organização e da percepção dos clientes com relação à reputação da empresa.

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