O que você deve saber sobre gestão de operações

O que você deve saber sobre gestão de operações

Muitos empresários, tendem a confundir a Gestão de Operações com a Gestão de Processos. Por isto, decidimos ilustrar bem a diferença entre estes dois termos bastante utilizados pelas grandes consultorias para que, no momento de contratar experts com experiência nas melhores práticas de gestão para um projeto na sua empresa, você se sinta, completamente, à vontade.

Enquanto a gestão de processos trabalha a gestão do estático (procedimentos padrão para execução das atividades), a gestão de operações trabalha a gestão do dinâmico ligado à execução propriamente dita. Para esclarecer o tipo de questões que remetem a esta parte dinâmica e que fazem a Gestão de Operações necessária, considere o exemplo prático a seguir.Lorenzo tem uma padaria num ótimo ponto da cidade de Campinas. Pela boa reputação do seu negócio e qualidade de seus produtos ele foi convidado por uma grande construtora a participar e saiu vitorioso de uma concorrência para fornecer os pães para o café da manhã de 780 funcionários distribuídos em 3 obras na cidade. Lorenzo está feliz e preocupado, ao mesmo tempo, pois não sabe:

Quantas máquinas e quais tipos de máquinas serão necessários para atender a este aumento de demanda.

Quantos funcionários e com quais habilidades deverão ser contratados para dar conta do serviço

O que seria melhor: produzir os pães em um único lugar e distribuir ou produzir em locais mais próximos das obras para facilitar a entrega

Quando e quanto comprar de insumos / ingredientes para atender a demanda da construtora

Qual o espaço ideal de armazenagem para estes ingredientes

Como arranjar o espaço de produção existente de maneira a utilizá-lo de forma mais eficiente

Seria melhor terceirizar alguma etapa da produção ou não.

Estes são alguns exemplos de questões que a Consultoria em Gestão de Operações ajuda a responder.  Se você tem perguntas semelhantes a estas em relação ao seu negócio, saiba que a Solverus tem uma equipe pronta para te auxiliar na busca pelas respostas corretas.

Através de uma análise customizada, mesclada ou não a sistemas de simulação, você pode ter certeza do melhor arranjo operacional e de investir na coisa certa para aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares