Como um ERP pode ajudar na gestão da sua empresa

O mestre dos negócios Warren Buffet, possui uma frase poderosa quando falamos de gestão de empresas:

“Você só deverá fazer poucas coisas direitas em sua vida, desde que você não faça muitas coisas erradas.”

Isso significa que, no mundo das empresas, poucas ações assertivas valem mais do que mil ações impensadas. O primeiro passo para tomar as decisões corretas é obter total controle do seu negócio. Uma empresa gerida com rédeas curtas oferece menos riscos e possui mais chances de sucesso.

Hoje, quando falamos em gestão, não falamos apenas em modos de liderança, mas também no uso de ferramentas que garantam que sua empresa funcione perfeitamente e o auxilio de uma empresa especializada em gestão. Dentre essas ferramentas os sistemas de automação comercial como um ERP e as consultorias de gestão são peças-chave para criar e manter negócios saudáveis. Vamos falar agora de como essas duas ferramentas são fundamentais na busca pelo sucesso empresarial.

O que é um sistema ERP?

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa. O objetivo primordial desse sistema é automatizar a gestão empresarial, integrando diversos setores dentro de um ambiente confiável e previsível. Lembre-se: quando falamos de empresas, falamos de riscos. Um ERP visa minimizar os riscos, otimizar os lucros e fazer um controle financeiro de forma eficiente.

Como o ERP pode ser útil ao meu negócio?

Sabendo o que é um ERP fica mais fácil compreender como ele atua dentro de sua empresa.

Embora exista a ideia de que empresas são fixas e imutáveis, na realidade cada negócio possui diversos setores, administrados por diferentes funcionários com diferentes competências. Cada empresa molda-se ao mercado de maneira única e seus números variam mês a mês. O ERP atua como um ponto de equilíbrio dentro de sua gestão, integrando diferentes setores e medindo todas as variações mensais de seu negócio.

Vamos por partes.

Pense, primeiramente, em tudo o que está do balcão para dentro. Chamamos a isso de setores internos, ou pré-venda. É tudo o que acontece em seu negócio antes de uma venda ser realizada. Neste setor o ERP atua de diferentes maneiras, promovendo o bom andamento da automação comercial. Os principais setores são:

Estoques – são todos os produtos que sua empresa venderá em um período de tempo, representando parte dos ativos de seu empreendimento. O sistema atua diretamente controlando tudo o que entra e sai, evitando gargalos de produtos encalhados ou falta de produtos em épocas de maior movimento.

Controle de fornecedores – são os provedores dos produtos e serviços que sua empresa oferece. É baseando-se na relação com seus fornecedores que o empreendedor poderá conseguir melhores descontos, oferecendo ao cliente preços mais competitivos. Mais uma vez o ERP é fundamental, tanto para boas negociações quanto para uma relação mais lucrativa com seus fornecedores.

Contas a pagar – são os lucros presumidos de sua empresa, o que está em vias de recebimento. Com um ERP é possível gerenciar valores e datas, evitando atrasos e, consequentemente, prejuízos de multas e juros.

Agora vamos pensar agora no outro setor, os assuntos externos ou pós-venda; ou seja, tudo o que ocorre durante e após as compras finais. Esse setor é de suma importância para o andamento de sua empresa, afinal, todos os esforços são pensados para garantir o lucro no final do mês. Os principais setores desta área controlados pela automação comercial são:

Fluxo de caixa: este é o coração de sua empresa, representando tudo o que entra e sai de capital. Nele estão a relação de todas as contas a receber e a pagar, capital de giro e eventuais saídas de capital para pró-labores e investimentos. Com o ERP esse setor é gerido com precisão, evitando rombos ou investimentos mal planejados.

Atendimento ao cliente – aqui toda a sua relação com seus consumidores é convertida em relatórios exatos. Cadastros de clientes representam uma forma segura de manter contato com sua clientela para eventuais promoções e descontos. Neste setor estão incluídas as ordens de serviço, fundamentais para o bom atendimento, e também as ações de pré-venda.

PDV, ou Ponto de Venda – é onde seu produto é vendido diretamente. O ERP atua na gestão de leitores de códigos de barras, facilitando o atendimento e otimizando, mais uma vez, os estoques. Ele é fundamental ainda para a precificação final de um produto ou serviço, oferecendo a possibilidade de promoções sazonais, fazendo seu estoque girar mais rápido.

Aumente seu poder de controle com uma consultoria de gestão

Para potencializar o raio de ação dos programas de automação comercial, uma boa consultoria de gestão faz toda diferença.  Com o trabalho de uma empresa especializada em consultoria de dados e gestão fica mais fácil interpretar os números de sua empresa para a tomada de decisões mais eficientes.

O diferencial de contratar um profissional dessa área é ter o suporte desde as ideias e objetivos, ainda no papel, até o controle dos planos de ação e indicadores nas reuniões gerenciais.

Esse tipo de empresa realiza um diagnóstico empresarial através de uma análise estatística em seu banco de dados, convertendo as informações geradas pelo seu ERP em ações práticas. Desta forma, todos os processos empresariais são comandados com precisão, economizando tempo e dinheiro. Algumas empresas de consultoria fornecem ainda dois diferentes módulos de análise empresarial:

Desenho de processos: com a criação de uma central de informações, sua empresa ganha um manual atualizado com todas as rotinas de operação detalhadas, visando simplificar cada tomada de decisão, reduzindo o tempo de consultas e potencializando o treinamento de sua equipe.

Gestão de operações: para auxiliar sua empresa na logística de compra, estoque e produção, pensado para otimizar estoques e toda a cadeia de criação de uma empresa. Com essa consultoria você terá dados atualizados, prevendo cenários futuros e evitando problemas de gestão.

 Gostou das dicas? Confira nossas postagens sobre o melhor modo de gerenciar sua empresa.

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