Como o planejamento estratégico pode salvar sua empresa

Como o planejamento estratégico pode salvar sua empresa

Em tempos de crise a palavra-chave é planejamento. Com um mercado cada vez mais competitivo a estratégia de análise de dados surge como uma solução para garantir o sucesso das empresas.

Mas nem sempre é fácil criar e colocar em prática um planejamento estratégico sob medida para o seu negócio.

Surgem então as seguintes questões: como criar a melhor estratégia para a sua empresa? Qual modelo de interpretação de dados é o mais eficiente? Como posso otimizar minha empresa?

Para responder a essas e outras questões criamos um passo a passo para você desenvolver o melhor planejamento estratégico para sua empresa, otimizando seu processo de gestão e obtendo mais eficiência e lucratividade. Confira:

Afinal, o que é planejamento estratégico?

Parece algo complicado, mas um bom planejamento estratégico é uma série de ações, investimentos e procedimentos que visam otimizar a tomada de decisões pelas empresas. O planejamento funciona como uma carta de navegação pela qual a sua empresa se guiará dentro do mercado, compreendendo como cada setor empresarial se comporta em médio e longo prazo.

A principal função de um planejamento estratégico é a redução de riscos. Com uma boa base de dados, e a transformação desses dados em informações relevantes, a empresa pode prever mudanças de cenários, compreender onde deve investir, onde deve cortar gastos e como deve gerir seu patrimônio.

Um planejamento estratégico empresarial pode ser feito em duas frentes:

Planejamento interno: tudo o que gira em torno dos setores internos de sua empresa. Para isso é fundamental a implementação de um bom sistema de automação comercial capaz de informatizar os processos empresariais com agilidade e competência.

Planejamento externo: tudo o que engloba as ações do mercado externo de sua empresa. Neste setor estão pesquisas de mercado, análise de comportamento do cliente, estudo de tendências comerciais e muitas outras questões.

Como implementar um planejamento estratégico eficiente para minha empresa?

Imagine sua empresa como um grande organismo feito de diferentes partes. Cada setor precisa estar alinhado e operando com o máximo de eficiência. A criação de uma estratégia empresarial demanda dois tipos de investimentos como veremos a seguir:

Investimento em gestão interna

Em tempos de comunicação online e hiperconectividade não é mais viável administrar uma empresa apenas com lápis e papel. Os sistemas de automação comercial, os chamados ERP, são uma ferramenta pensada para aumentar a produtividade de um negócio. Com um ERP sua empresa passa a controlar cada setor de maneira automatizada, economizando tempo e dinheiro. Os principais setores otimizados são:

Contas a pagar e receber

Fluxo de caixa

Estoques

Cadastro de fornecedores e clientes

Gerenciamento de conciliação bancária

Pontos de venda

Folhas de ponto e controle de funcionários.

Com cada um desses setores integrados a empresa passa a gerar relatórios precisos com todos os dados necessários para uma boa gestão.

O ERP é um sistema completo, que oferece armazenamento em nuvem, o que garante maior acessibilidade e segurança na hora de gerir os dados da empresa. Esse sistema oferece ainda integração contábil, com envio de relatórios automatizados para os contadores que utilizam o sistema. Isso representa maior confiabilidade, evitando erros de digitação e atrasos em sua rotina contábil.

Investimento em consultoria

Cada empresa é única e os modelos de gestão promovidos pelos ERP solucionam apenas parte das rotinas empresariais. Para criar um planejamento estratégico eficiente é preciso contar com uma consultoria especializada. Neste serviço o consultor realiza uma análise detalhada do seu modelo de gestão, buscando a melhor forma para otimizar os processos de tomada de decisões.

Em uma empresa de consultoria você encontrará três modelos básicos de gestão:

Gestão de Desempenho: neste modelo o consultor avalia todos os dados de sua empresa, convertendo esses dados em informações práticas. Com a criação de um painel de indicadores cada setor de sua empresa recebe atendimento personalizado, criando um padrão administrativo mais confiável e seguro.

Desenho de Processos: neste módulo cada processo empresarial é analisado para atingir os melhores índices de produtividade, evitando gargalos produtivos que fazem sua empresa perder tempo e dinheiro. Para isso é criado um portal do conhecimento, um manual detalhado com todos os padrões e metas de seu negócio. O resultado é uma empresa menos burocrática e alinhada com seus ideais.

Gestão de Operações: aqui os setores de compras, produção e transportes são avaliados em busca do melhor modelo de gestão. Empresas de consultoria são importantes para elaborar soluções sob medida otimizando o setor de dados de sua empresa através de sistemas inteligentes que otimizam cada etapa do processo de produção e escoamento de produtos. O resultado são estoques mais otimizados, evitando encalhes e problemas de logística.

Quais as principais vantagens de um planejamento estratégico?

Podemos enumerar diversas vantagens de um bom planejamento estratégico, mas as principais são:

Menores riscos: com a análise da gestão de dados é convertida em informações que reduzem o risco na administração e garantem maior competitividade.

Menos burocracia: a grande vantagem de um ERP é a facilidade em gerir diferentes setores num único ambiente. Isso representa menos papeis e maior agilidade.

Compreensão dos mecanismos empresariais: o planejamento estratégico oferece a sua empresa maior confiança na gestão dos dados, garantindo uma compreensão completa de como seu negócio funciona.

Maior produtividade: sem ter que perder tempo com análises e conferência de diversos dados, sua empresa se torna mais produtiva e dinâmica.

Concluindo

A gestão de uma empresa demanda um planejamento estratégico eficiente para evitar surpresas desagradáveis. Com a correta geração e análise dos dados empresariais fica mais fácil compreender as mudanças de mercado e atingir o sucesso nos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares