Como criar uma meta desafiadora

Como criar uma meta desafiadora

Nem tanto ao mar e nem tanto à terra.  Uma meta não deve ser fácil demais ao ponto de não motivar as pessoas e também não pode ser muito difícil, sob pena de as fazerem desistir de alcançá-la. Uma boa meta é considerada uma meta desafiadora que pode ser definida como aquela que busca um resultado considerável para a empresa, mas é possível de ser atingida. ( Leia: Cinco Características Essenciais de uma Meta em nosso Blog).

Ao elaborar uma meta precisamos de referências. Estas referências, podem ser buscadas de duas maneiras dependendo da maneira como a sua empresa lida com o tema Metas.

Se na sua empresa o estabelecimento de metas é uma prática ou se vocês já trabalham com um plano de metas para a equipe, o ideal é olhar para fora, ou seja, buscar se informar sobre os concorrentes e fazer o que chamamos de Bechmarking. Comparar os resultados da sua empresa com os resultados e a participação de mercado dos principais concorrentes é uma excelente referência para indicar qual a posição real da sua empresa no mercado e qual a posição possível de ser alcançada. A partir destas definições fica mais fácil estabelecer um objetivo estratégico a ser atingido e desdobrá-lo em metas capazes de levar à concretização deste objetivo. (Leia “Como transformar o Objetivo Estratégico em Resultado para a sua empresa” em nosso Blog) .

Mas, se na sua empresa ainda não está implementado um sistema de metas, as reuniões sobre o assunto acontecem com frequência, mas você não vê as coisas engrenarem e as estratégias saírem do papel, é necessário olhar para dentro. Buscar dados internos como referências para o estabelecimento de boas metas.

Aqui está o grande pulo do gato das boas consultorias em gestão. Elas utilizam Data Science e ,na etapa de análise de dados, transformam dados históricos de relatórios de vendas, despesas com matéria prima etc, em informação útil para enxergar com clareza o cenário da empresa e, a partir desta realidade, estabelecer objetivos estratégicos e metas desafiadoras.

Mas como são estabelecidas as metas?  A elaboração de uma boa meta está longe de ser apenas um arranjo de palavras. Ela passa por informações confiáveis e comprovadas que são tomadas como referências e cálculos. Acompanhe o exemplo a seguir:

Imagine que a sua empresa queira atingir uma meta de aumento de vendas em fevereiro de 2019.  Mas de quanto seria este aumento? Para achar o percentual ideal de aumento a ser atingido devemos encontrar, primeiro, as referências.

Analisando valores históricos de vendas, mês a mês, dos últimos 3 anos ( 2016, 2017 e 2018),   seremos capazes de definir a média de vendas do mês de fevereiro e também de identificar os picos de venda, isto é, os maiores valores de venda dentro do mês considerado. Extraímos assim, os nossos dois valores de referência:

O valor da média de venda de fevereiro

O maior valor de venda de fevereiro

Qualquer número entre estes dois valores de referência, já será uma meta alcançável. Agora, cabe à direção definir em que termos gostaria de estabelecer a meta para fevereiro de 2019, partindo do princípio que:

a. Se esta meta for mais próxima do valor da maior venda alcançada teremos uma meta mais apertada, mais desafiadora, contudo, possível de ser atingida.

b. Se a meta for mais próxima do valor médio de vendas do mês considerado, será uma meta mais frouxa, menos desafiadora, mas fácil de alcançada.

Seguindo estas dicas, você já pode estabelecer metas com segurança para a sua equipe e torná-las mais ou menos desafiadoras conforme os objetivos estratégicos desejados e levando em consideração, obviamente, o prazo em que a empresa precisa atingir determinado resultado.

Mas, se ainda assim, você preferir chamar especialistas para cuidar deste assunto, saiba que a Solverus oferece suporte desde a tradução do objetivo estratégico em metas para a sua equipe até o controle dos planos de ação e indicadores nas reuniões gerenciais.  E, para acelerar o seu retorno, a os nossos consultores fazem análises estatísticas do banco de dados da sua empresa e estabelecem as metas que o seu negócio precisa para atingir novos patamares de resultado.

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