Como criar robô para coleta de dados na internet

Como criar robô para coleta de dados na internet

Situação

Seria útil saber quantos concorrentes abrem (ou fecham) as portas todos anos no seu segmento? Seria interessante conhecer qual o salário pago para as principais ocupações dentro do seu segmento de mercado? Seria útil conhecer todos os possíveis clientes que abriram as portas recentemente na sua região de atuação? Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas com uma coleta de dados disponíveis na internet através de robôs.

Para evitar erros na tomada de decisão, gestores do mundo inteiro recorrem aos dados e as informações que podem ser extraídas deles através de análises quantitativas. No passado, não tão distante assim, a disponibilidade desses dados era o maior problema. No entanto, nos dias de hoje dados existem em forma abundante, basta entrar na internet e teremos um mundo de informações para poder consultar.

Problema

No entanto, a disponibilidade de dados é apenas a ponta de um iceberg. Precisamos extrair essa informação de alguma maneira e deixá-la em um formato tal que seja possível realizar análises adequadas e que gerem consigo conhecimento capaz de melhorar a tomada de decisão.

Fazer essas coleta e tabulação de dados manualmente seria muito tedioso e improdutivo. Ainda bem que existem ferramentas que podem ser usadas para coletar esses dados. Mas onde buscar esses dados? Quais dados irão me ajudar a tomar minhas decisões gerenciais? Quais são essas ferramentas?

Solução

O primeiro passo é identificar os dados que precisamos buscar na internet e onde eles estão endereçados. Sites como Facebook, Google, Linkedin, Uber, dados.gov.br, CAGED e IBGE (sidra) têm dados valiosos que podem ser usados para a tomada de decisão em vários setores das empresas. Na Solverus usamos algoritmos para coleta desses dados. E no vídeo abaixo revelamos como essas ferramentas podem ser construídas.

Veja como funciona:

Próximos Passos

Como você se sentiria se pudesse ter acesso a todas essas informações valiosas para a sua tomada de decisão com uma ferramenta desse tipo? A boa a notícia é que você pode. Nós podemos auxiliar sua empresa a construir esse tipo de sistema que você poderá usar como diferencial para superar a concorrência.

ATENÇÃO, a ferramenta apresentada no vídeo é apenas um exemplo, podemos criar algoritmos personalizados para o seu negócio para coletar informações de diferentes fontes públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares